O Método PBL
O MÉTODO PBL
“Aprendizado Baseado em Projetos – PBL é o método de ensino baseado em projetos com problemas reais em que desenvolve nos seus alunos competências por meio da resolução de problemas.”
De antemão a sigla PBL serve tanto para Aprendizado Baseado em Projetos (Project Based Learning) como Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning) e isso acaba por gerar confusões entre os educadores.
O mais importante é que em ambas as abordagens, o aprendizado é centrado no aluno, com foco na aprendizagem colaborativa, participação e autonomia. Por exemplo, nos EUA, tanto nas escolas quanto nas universidades é muito mais forte o PBL baseado em projetos, porém utilizando um contexto real.
Problema x Projeto
Além disso, o aprendizado baseado em projetos é um método de ensino aprendizagem ativo, que tem seu início a partir de um problema ou desafio de um contexto real. Todavia a produção da solução precisa ser construída dentro de um projeto.
Logo, a maior diferença entre o método baseado em problemas para o baseado em projetos é justamente a construção de um projeto, que quando é apenas baseado em problema, não há essa construção. Ou seja, é realizado apenas a investigação do problema para encontrar sua solução.
Sendo assim, PBL é o método de ensino baseado em projetos com problemas reais que desenvolve nos seus alunos competências por meio da resolução de problemas.
Desde já, quero destacar aqui que o PBL o qual eu tenho praticado e pesquisado combina os dois métodos para um processo mais rico e aplicável aos contextos de ensino no BRASIL.
Qual Método eu uso?
Portanto, gosto então de chamar o PBL que prático de Aprendizado Baseado em Projetos com Problemas Reais. Ou seja, um método de ensino-aprendizagem que tem por objetivo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes e habilidades por meio da resolução de problemas ou desafios dentro da estrutura de projetos. Neste sentido, além de contribuir para a aprendizagem colaborativa e cooperativa entre os alunos, promove também, de maneira eficaz a interação dos alunos em um processo de aprendizagem baseado em situações na vida real. Na qual a integração de vários conhecimentos é necessária para a resolução do problema ou desafio bem como para a concepção, organização e construção do projeto.
Em suma, é um método instrucional centrado no estudante que proporciona estímulos para uma aprendizagem que possa “conduzir à investigação, integrar teoria e prática, e aplicar conhecimentos e habilidades em um processo de resolução de problemas”.
Princípios PBL
PBL é baseado em princípios essenciais que norteiam uma abordagem eficaz.
São 10 os princípios e são apresentados na figura ao lado.
Quanto mais princípios estiverem presentes antes e fundamentalmente durante a realização do método dentro do seu curso melhor será, e desta maneira, você obterá um alto índice PBL.
Vale destacar que não há diferencia de nível de importância entre estes princípios. Todos estão em igualdade de importância e portanto, todos devem ser igualmente respeitados e valorizados.
A experiência de aprendizado com PBL pode representar a transformação na vida dos alunos e na sua como professor pois, os alunos são desafiados a resolver problemas reais por meio da criação de soluções práticas. Desta forma os alunos serão capazes de enfrentar os desafios de suas vidas e do mundo. E você professor é o consultor e facilitador que mostrará a eles o caminho, tira dúvidas e os auxilia no momento em que eles não sabem para onde ir ou como fazer.
É uma nova maneira de aprender, combinando o domínio de conteúdo, trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências e relações pessoais para criar experiências de aprendizagem poderosas, tanto no contexto acadêmico quanto para o crescimento pessoal dos alunos.
You may also like
How To Make Better Decisions
- 14 de junho de 2023
- by Gustavo Alexandre
- in Video